DestaqueGeral

Ex-bispo de MT é um dos candidatos a novo Papa

O ex-bispo da prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Leonardo Ulrich Steiner, é um dos cardeais brasileiros que participam do conclave, eleição que escolhe o próximo Papa. Atual Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo foi nomeado bispo para atuar no interior de Mato Grosso em 2005, pelo então Papa João Paulo II, e permaneceu no estado por seis anos.

A prelazia de São Félix é famosa por ter sido governada por Dom Pedro Casaldáglia, bispo e militante pelos direitos dos povos indígenas. Dom Leonardo permaneceu na região de 2005 a 2011, quando foi nomeado para um cargo na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Ele foi nomeado arcebispo de Manaus apenas em 2019, permanecendo no Amazonas até hoje.

𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆

Ulrich foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em outubro de 2022. O cargo faz com que ele possa participar da votação para eleição de um novo Papa – o conclave – e sua idade, 74 anos, permite que ele seja votado como candidato ao posto.

Dom Leonardo, também chamado de Cardeal da Amazônia, tem raízes franciscanas e defende pautas relacionadas ao meio ambiente. Ele é formado em pedagogia e é mestre e doutor em filosofia.

Em entrevista ao Vatican News, Ulrich exaltou a natureza empática e solidária de Francisco.

Além de Dom Leonardo, outros cardeais brasileiros também participarão do conclave – Odilo Scherer, de São Paulo (SP); Orani João Tempesta, do Rio de Janeiro (RJ); Sérgio da Rocha, de Salvador (BA); Paulo Cezar da Costa, de Brasília (DF); e Jaime Spengler, de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB.

Após os dias de funeral e o sepultamento do Papa Francisco, os cardeais se reunirão na Capela Sistina, em Roma, para a escolha do novo líder da Igreja Católica. É preciso que o candidato tenha dois terços dos votos para ser eleito. Caso não haja consenso, são feitas mais votações até atingir o quórum de votos.

“Nós somos tão profundamente agradecidos, porque Papa Francisco tinha um carinho tão grande pela Amazônia, pelo pulmão da Terra, mas especialmente pelos seus povos, e especialmente os povos originários”, disse.

RDNEWS

Faça sua denúncia, envie através de nosso WhatsApp, Fotos, Vídeos. Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017. +55 66 99982-8122.

Postagens Relacionadas