𝗔𝗖𝗘𝗦𝗦𝗢 𝗣𝗢𝗣𝗨𝗟𝗔𝗥 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔 𝗔 𝗛𝗢𝗥𝗔
DestaqueJustiçaPolítica

Sorriso: Juíza diz que não haverá mudanças na Câmara de Vereadores

A juíza da 43ª Zona Eleitoral, doutora Emanuelle Chiaradia Navarro, convocou a imprensa de Sorriso nesta sexta-feira (11.04) no Fórum local para esclarecer dúvidas sobre a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito das chamadas “sobras eleitorais”. A convocação aconteceu após rumores de que alguns vereadores do município poderiam ser substituídos devido a uma possível recontagem de votos.

Durante a coletiva, a magistrada explicou que estudou cuidadosamente o tema e assegurou que não haverá recontagem de votos em Sorriso, pois as regras atuais já foram aplicadas na eleição de 2024.

𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆

A decisão do STF em fevereiro de 2024 definiu que as oportunidades de acesso às “sobras eleitorais” deveriam ser ampliadas a novos partidos e candidaturas. No entanto, segundo a juíza, essa regra já foi observada no pleito de 2024, cuja apuração foi feita respeitando esse entendimento.

A magistrada explicou ainda que a nova movimentação jurídica do STF, ocorrida em março de 2025, determinou que essa regra também fosse aplicada retroativamente à eleição de 2022. Nesse caso, sim, será necessária uma recontagem dos votos daquele ano, já que o cálculo anterior havia sido feito com base em uma norma diferente da que está atualmente em vigor.

Com isso, a recontagem será feita apenas nas eleições de 2022, e a responsabilidade pela nova apuração caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que conduzirá os trâmites necessários.

A juíza destacou ainda que esse mesmo tema tem gerado dúvidas em outros municípios, como Pedra Preta, Cuiabá e Nova Ubiratã, mas que, em todos os casos, os juízes eleitorais e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) confirmaram que os resultados das eleições de 2024 foram proclamados corretamente, não havendo necessidade de recontagem.

Faça sua denúncia, envie através de nosso WhatsApp, Fotos, Vídeos. Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017. +55 66 99982-8122.

Postagens Relacionadas