Unidade de Pronto Atendimento
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, localizada na região central, registrou novamente, um grande volume de atendimentos nesta segunda (7) e terça-feira (8). De acordo com dados divulgados pela equipe da unidade, foram realizados 795 atendimentos em apenas 48 horas, sendo: 407 na segunda e 388 na terça-feira, os números superam a média diária deste ano.
Segundo o diretor administrativo da UPA, Wesley Romão, o aumento no fluxo de pacientes tem como principais motivos: arboviroses (dengue e chikungunya); infecções das vias aéreas (gripe, resfriados e possíveis casos de Covid-19); quadros de diarreia (associados a viroses ou contaminação alimentar) e politraumas, relacionados a acidentes de trânsito e quedas.
A UPA Central, que já enfrentou momentos semelhantes em períodos anteriores, mantém sua estrutura reforçada para lidar com o aumento da procura. A administração alerta, no entanto, que a unidade deve ser utilizada para casos de urgência e emergência, evitando sobrecarga desnecessária na Unidade.
“Com a proximidade do inverno e a possível intensificação de doenças sazonais, estamos com uma demanda considerável. A população é orientada a adotar medidas preventivas, além de procurar os PSFs dos bairros em casos menos graves”, reforça, Wesley Romão.
Alerta para dengue e doenças sazonais
Com o aumento de casos suspeitos de dengue, a UPA reforça a necessidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e buscar atendimento em casos de sintomas como febre alta, dor muscular e manchas vermelhas na pele. Já as infecções respiratórias seguem comuns devido às mudanças climáticas, exigindo cuidados redobrados, principalmente com idosos e crianças.
O secretário de Saúde, Vanio Jordani, ressalta que os atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e dedicação de toda a equipe, o que faz com que as situações de baixa complexidade acabam tendo que aguardar mais tempo para serem atendidas.
“Para evitar filas e esperas, a recomendação é que quem apresenta quadros como de sintomas gripais leves ou trocas de curativos procure o PSF (Programa de Saúde da Família) mais perto de onde reside para agilizar o seu próprio atendimento”, disse.
Relembre o fluxo de atendimento:
✅ Casos graves procure a UPA;
✅ Casos leves procure um PSFs;
✅ O PSF Juceli Pereira, a Upinha do Santa Clara, atende de segunda a sexta-feira, das 18 horas à meia-noite;
✅ O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, permanecerá aberto 24 horas em sábados, domingos e feriados também;
✅ Se houver recomendação de uso de medicamentos, procure uma Farmácia Cidadã com a receita do SUS em mãos;
✅ A Farmácia Cidadã Central atende 24 horas de segunda a segunda;
✅ Qualquer dúvida ligue (66) 3545-4782