Uma nova fase para a segurança pública de Sorriso começou com a implantação definitiva do Grupamento Raio da Polícia Militar. A iniciativa é resultado da primeira edição do programa Tolerância Zero, promovido pelo Governo do Estado, que capacita policiais militares do interior para atuarem no modelo de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), já consolidado na capital, Cuiabá.
O grupamento entra em operação com quatro policiais militares especialmente treinados para atuar com motocicletas, priorizando agilidade em abordagens e acesso a locais de difícil entrada para viaturas convencionais. Ao todo, nove policiais do 12º Batalhão participaram da formação especializada, e a expectativa é de ampliar a equipe futuramente.
De acordo com o tenente-coronel Jorge Almeida, comandante da PM em Sorriso, mesmo com uma equipe reduzida neste início, a atuação do Raio já representa uma resposta efetiva à criminalidade. “Neste primeiro momento não conseguiremos operar com todos os nove policiais militares, mas, já para iniciar e levar resposta à sociedade e aos criminosos, ativamos quatro PMs no grupamento Raio em Sorriso”, afirmou.
A tropa, que já atuou anteriormente na cidade, tem como diferencial o uso de motocicletas, permitindo deslocamento rápido e eficiente, inclusive em áreas de difícil acesso. “Eles têm com as motos facilidade de acesso a terrenos onde as viaturas de quatro rodas têm dificuldade. É uma tropa que vem para fortalecer o trabalho da PM em Sorriso”, reforçou o comandante.
O Raio atuará de forma integrada com as equipes da Força Tática e da tropa ordinária da PM, aumentando o alcance e a eficiência das ações de policiamento em toda a cidade. Ainda segundo o comandante, as operações já começaram nesta semana e apresentam resultados positivos.
O governador Mauro Mendes e o comando geral da Polícia Militar já sinalizaram apoio contínuo à iniciativa, com promessa de envio de novos veículos e equipamentos para estruturar melhor o grupamento. “Já tínhamos estes quatro veículos em Sorriso e, com a capacitação, já colocamos o grupo em operação. Mas já requisitamos mais material”, explicou Almeida.
O comandante finalizou destacando os avanços na segurança pública do município: “Estamos há dois anos e meio recebendo reforço policial, e o grupamento Raio é mais um passo importante nesse fortalecimento da segurança em Sorriso.”