Leonardo dos Santos Pires, conhecido como “Sapateiro” ou “Maresia”, está sendo transferido de Sinop para uma unidade prisional federal. A transferência foi obtida pela Polícia Civil de Sinop e tem como objetivo reforçar a segurança pública e desarticular a influência do criminoso na região norte de Mato Grosso.
Em novembro de 2023, o sapateiro foi condenado em pela morte do jogador de futebol Willian Sant’Ana, em Sinop, na ocasião ele foi mandante do crime e recebeu a pena de 40 anos de prisão.
Em 8 de agosto de 2024, ele também foi condenado pelo homicídio qualificado de Marina Azevedo Campos, que estava grávida, e pela tentativa de homicídio contra Gilson Santos Amorim. A sentença também incluiu condenação pelo crime de aborto e por integrar organização criminosa. Como líder do Comando Vermelho na região, ele recebeu uma pena de 42 anos de prisão. Ele ainda responde por diversos outros crimes e é considerado um criminoso de alta periculosidade.
A transferência para um presídio federal busca evitar que o criminoso continue exercendo influência sobre facções criminosas no estado. Com isso, as autoridades esperam reduzir a violência, execuções e o tráfico de drogas na região. O destino exato da unidade federal para onde ele será encaminhado não foi divulgado.