O prefeito eleito de Sorriso, Alei Fernandes, e o vice-prefeito eleito, Acácio Ambrosini, divulgaram nesta quarta-feira (04.12) uma nota oficial sobre a Operação Rustius, deflagrada pela Polícia Federal nesta manhã. A operação investiga suposta prática de caixa 2 e outras irregularidades na campanha eleitoral.
Alei e Acácio declararam estar “absolutamente tranquilos” quanto à lisura de suas ações e reafirmaram o compromisso com a transparência no processo eleitoral. “Estamos totalmente à disposição para todos os órgãos que regulam o processo eleitoral e acreditamos até que, de uma vez por todas, com a operação de hoje, ficará límpido, transparente e clara a nossa vitória no voto”, disseram.
A dupla foi eleita com 25.255 votos, o que representou 51,33% dos votos válidos no pleito. Na nota, eles destacaram que a conquista reflete a confiança da população nas mensagens de campanha e reforçaram a importância do voto como base da democracia.
A Operação Rustius cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Sorriso e Cuiabá, incluindo a residência do prefeito eleito e de um aliado que integrava o comitê financeiro da campanha. Durante as buscas, foram apreendidos R$ 115 mil em um dos imóveis.
O delegado Tiago Marques Pacheco informou que a operação foi autorizada pela Justiça e inclui medidas cautelares como a entrega do passaporte de um investigado, a proibição de sair da cidade e a restrição de contato com outros envolvidos.
Segundo a PF, dias antes das eleições, foram apreendidos R$ 300 mil em espécie com um dos principais apoiadores da campanha de Alei Fernandes. As investigações apontam indícios de que o montante seria destinado à campanha eleitoral de forma ilícita. Além disso, a PF suspeita de transações financeiras ilegais realizadas por empresários locais, utilizando pessoas jurídicas e “laranjas”, sem a devida contabilização na prestação de contas.
Na nota, Alei Fernandes e Acácio Ambrosini reafirmaram o respeito à escolha popular e à democracia, destacando a importância do voto como pilar de uma sociedade justa e livre.
“Essa vitória foi conquistada nas ruas e nas casas das pessoas que acreditaram na verdade das nossas mensagens. Estamos confiantes de que as investigações irão comprovar a legitimidade de nossa vitória nas urnas”, concluiu o comunicado.
As investigações continuam em andamento e os resultados poderão esclarecer os desdobramentos do caso.