Desde o dia 12/08 de 2023, um domingo, ou seja, há um ano e três meses, Gilberto Ferreira Santana Júnior, de 22 anos, que estava acampando com os colegas do trabalho, está desaparecido após entrar no Rio Teles Pires, região do Salto Magessi. Segundo informações de colegas, Gilberto ingeriu bebidas alcoólicas, se afastou do grupo e desapareceu. Ao amanhecer, os colegas do acampamento realizaram uma busca superficial na mata.
Quando não encontraram, os amigos foram pessoalmente até o Núcleo da PM e para comunicarem o desaparecimento de Gilberto. Então os policiais de BEN acionaram os bombeiros, que enviou uma guarnição de busca para o local.
Segundo os bombeiros não há acesso onde há a suspeita que esteja o corpo. É impossível o mergulho pelas pedras e correntezas. Depois de mais de uma semana de operação e ter percorrido toda a área que a vítima poderia estar perdida, deu-se por encerrado as buscas, fica a perícia sob responsabilidade da Polícia Civil
No domingo, dia 13/08/2023, a 10ª CIBM do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso foi acionada para a busca de uma pessoa desaparecida na região conhecida como Salto do Magessi, próximo ao Distrito Boa Esperança em Sorriso-MT.
As buscas no primeiro dia foram nas regiões da mata. Já na segunda-feira, dia 14/08/2023, os esforços ficaram para as buscas aquáticas e, nesse dia, foram encontrados os pertences do rapaz (roupas e acessórios) todo organizado ao lado de uma forte corredeira com bastante pedras no Rio Teles Pires (região do Salto Magessi).
Então, a grande suspeita é que o jovem tenha sido puxado pelas correntezas, ao tomar banho no rio, e tenha se afogado. Na terça-feira, dia 15/08/2023, uma guarnição de busca subaquáticas (mergulhadores) foram até o local e constataram ser impossível o mergulho na região, devido às pedras e correntezas.
O Corpo de Bombeiros de Sorriso encerraram as buscas a Gilberto, pois não há acesso onde há a suspeita que esteja o corpo. É impossível o mergulho pelas pedras e correntezas. Depois de mais de uma semana de operação e ter percorrido toda a área que a vítima poderia estar perdida, deu-se por encerrado as buscas, fica a perícia sob responsabilidade da Polícia Civil.