A morte de uma bebê de 1 ano e 3 meses após acidente com panela de óleo quente causa comoção na população de Aragarças-GO na divisa com Mato Grosso. As pessoas que tomaram conhecimento do caso através dos sites de notícias se assustaram como ocorreu a morte de Hadassa Luarah de Araújo Vieira. Ela teve queimaduras de segundo e terceiro graus em sua casa. A menina estava internada no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia
Por telefone, o delegado Fábio Marques, da Delegacia de Aragarças, disse que ao site Araguaia Notícia que esse caso será apurado ouvindo as pessoas que estavam na casa, todavia como ocorreu a morte da criança (que é perda irreparável aos pais) normalmente a pena se extingue de acordo com a lei. “Nós já estamos com prontuário do hospital, ocorrência policial e já solicitamos também atestado de óbito do hospital de Goiânia para formalizar o inquérito, mas normalmente processo assim a justiça faz a sua extinção”, explicou o delegado
Familiares contaram ao site Mais Goiás, que o acidente ocorreu quando Hadassa esbarrou em uma panela que estava sendo usada para fritura, fazendo com que o óleo quente derramasse sobre seu corpo.
Inicialmente, ela foi levada ao hospital municipal de Aragarças, cidade goiana na divisa com o Mato Grosso, onde reside com a família. De lá, foi transferida para o hospital de urgências em Goiânia, devido à gravidade dos ferimentos.
Apesar dos esforços da equipe médica, Hadassa não resistiu aos ferimentos e seu óbito foi confirmado na unidade de saúde.
Lamentamos esse fato terrível e pedimos aos pais e responsáveis por crianças que tenham muito cuidado em casa na hora de preparar os alimentos evitem que as crianças fiquem perto de fogão ou equipamentos eletrônicos.
Como evitar acidentes com crianças e panela de óleo quente
Algumas dicas podem ajudar os pais a prevenir acidentes com crianças durante o preparo de alimentos no fogão. Frituras que excedem os 180ºC podem espirrar óleo quente, de modo a sujar a cozinha e provocar pequenas queimaduras. A partir deessa temperatura, a fritura pode, inclusive, pegar fogo, o que demanda alguns cuidados:
– Não jogar água sobre óleo quente: a combinação intensifica a combustão do óleo, podendo provocar incêndios e queimaduras graves. A forma correta é abafar o fogo com um pano ou usar farinha com o mesmo propósito;
– É importante afastar as crianças da cozinha, caso seja possível, durante o preparo de frituras, principalmente. A meta é evitar que elas toquem superfícies quentes ou puxem cabos de panelas;
– Também é recomendável que cabos de panelas fiquem sempre posicionados na parte de dentro do fogão, evitando que crianças curiosas os puxem.
Em caso de queimaduras graves, acione o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.