DestaqueJustiça

Sorriso: Ministro do STJ nega liminar e mantém prisão de veterinário acusado de matar “Xuxa”

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu manter a prisão preventiva do veterinário Richard Bortolo, acusado de envolvimento no assassinato de Everton Passos de Andrade, conhecido como “Xuxa”, ocorrido em setembro de 2022 no município de Sorriso. Richard Bortolo e o mecânico Matheus Drago Schnoor foram denunciados por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, aguardando julgamento pelo Tribunal do Júri.

A defesa de Richard Bortolo, representada pelo advogado Dr. Carlos Alberto Koch, impetrou um Habeas Corpus alegando excesso de prazo na prisão preventiva, uma vez que o réu está preso há mais de dois anos sem que tenha sido julgado o recurso em sentido estrito ou marcada data para o julgamento. Os advogados pediram a revogação da prisão ou sua substituição por medidas cautelares, destacando a ausência de antecedentes criminais e a residência fixa do veterinário como elementos que justificariam a soltura.

𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆

Apesar dos argumentos apresentados pela defesa, o ministro negou o pedido. Segundo Fonseca, o processo penal é dinâmico e pode ser afetado por atrasos inevitáveis, afirmando que não houve constrangimento ilegal na prisão preventiva do acusado.

O caso envolve a morte de Everton Passos de Andrade, cujo corpo foi encontrado dias após seu desaparecimento em uma área de mata no município de Ipiranga do Norte, próximo a Sorriso. Andrade desapareceu após sair de uma festa, e as investigações da Polícia Civil apontam que ele foi atropelado, agredido até perder a consciência, e posteriormente jogado em um rio. Depoimentos e quebras de sigilo telefônico foram fundamentais para identificar Bortolo e Schnoor como os principais suspeitos.

Atualmente, os dois acusados permanecem detidos no Centro de Ressocialização de Sorriso, aguardando a definição de seus julgamentos pelo Tribunal do Júri.

Faça sua denúncia, envie através de nosso WhatsApp, Fotos, Vídeos. Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017. +55 66 99982-8122.

Postagens Relacionadas