A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada na tarde dessa quinta-feira (19.09) para verificar a denúncia de queimadas ilegais em um canteiro de obras no bairro Jardim Imigrantes, em Sorriso. A irregularidade foi identificada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas, o CIOPAER, que sobrevoava a área e avistou trabalhadores ateando fogo em montes de mato para limpar o terreno.
Ao chegarem ao local, os bombeiros flagraram os funcionários da construtora responsável realizando as queimadas. De acordo com o Sargento Thalmir, diversas marcas no solo indicavam que a prática vinha ocorrendo há vários dias. “O CIOPAER nos enviou fotos no grupo de forças integradas, informando que sobrevoavam a cidade e viram várias queimadas no canteiro de obras. Aqui identificamos que se trata de um condomínio em construção, e percebemos, pelas ‘cicatrizes’ de fogo, que os funcionários vêm colocando fogo há dias”, explicou o sargento.
A Polícia Militar foi chamada ao local e prendeu os trabalhadores em flagrante. Além disso, os bombeiros alertaram sobre o risco elevado de incêndios na área, já que o terreno está próximo a uma zona de preservação. “Estamos em período de estiagem, com condições perigosas de 30/30/30: ventos acima de 30 km/h, temperatura acima de 30 graus e umidade abaixo de 30%. Uma fagulha aqui pode gerar um incêndio de grandes proporções, além de prejudicar a saúde devido à fumaça”, destacou Thalmir.
A prática de queimadas é ilegal e representa um risco grave à segurança ambiental, especialmente durante períodos de seca, quando os incêndios se propagam mais rapidamente e são difíceis de controlar. As autoridades reforçam a importância de seguir as orientações de prevenção, evitando atividades que possam causar incêndios, principalmente em áreas urbanas e próximas a florestas.