DestaqueEconomiaGeralPolíticaSaúde

Sorriso pode ficar 5 dias sem energia informa Energisa e prefeito diz que não vai aceitar

A Energisa, concessionária de energia responsável pela distribuição no norte de Mato Grosso, informou que foi surpreendida por um comunicado da Eletronorte sobre um desligamento emergencial na subestação que transmite energia para o município de Sorriso. A manutenção, programada para começar no domingo, 22 de setembro de 2024, deve durar até cinco dias, segundo a Eletronorte.

O reparo afeta um dos três transformadores da subestação responsável pela transmissão de energia. A Energisa expressou desacordo com o período escolhido para a manutenção e com o curto prazo de notificação. Em contato com as autoridades competentes, a empresa solicitou uma sobrecarga de 20% no sistema da Eletronorte, o que seria suficiente para cobrir a falha do transformador, conforme análise técnica. No entanto, o pedido foi negado, o que resultará em cortes de energia programados em certos horários, conforme orientações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆

Para mitigar os impactos, a Energisa anunciou a instalação de uma subestação móvel em Sorriso e outras manobras técnicas. A prioridade será garantir que serviços essenciais, como hospitais e sistemas de abastecimento de água, não sejam afetados. A empresa também prometeu atualizações diárias sobre o andamento dos reparos e colocou todos os canais de atendimento à disposição para atender os clientes.

Reação da Prefeitura

O Prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reagiu convocando, em regime de urgência, uma reunião com lideranças da sociedade civil para discutir a crise de energia iminente. A reunião está marcada para o sábado, 21 de setembro, às 8h, no gabinete do prefeito. O objetivo é deliberar sobre as medidas que podem ser tomadas para minimizar os impactos da falta de energia no município, caso os cortes sejam confirmados.

A possível interrupção no fornecimento de energia já mobiliza a comunidade e gera preocupações em diversos setores, que dependem do fornecimento contínuo para manter suas operações.

NORTÃO MT COM JKNOTICIAS

Faça sua denúncia, envie através de nosso WhatsApp, Fotos, Vídeos. Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017. +55 66 99982-8122.

Postagens Relacionadas