O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, apagou o vídeo de um comício após críticas nas redes sociais pelo hino nacional ter sido cantado em linguagem neutra. O caso aconteceu no ato com o presidente Lula no sábado (24) no Campo Limpo, na Zona Sul da capital.
Todos os eventos da presidência começam com o hino nacional. No evento, a cantora Yurungai trocou o gênero da última estrofe da música. Ela deixou de forma não-binária a frase “dos filhos deste solo és mãe gentil”, cantando “des filhes”.
Em um segundo evento no sábado, o hino foi cantado da forma padrão.
Boulos tem tentado amenizar a imagem de radical e vínculos com pautas de costumes. Essa semana, por exemplo, ele destacou que o presidente Lula não criou nenhum banheiro unissex. Também mudou o discurso sobre a maconha. Em 2018, ele havia defendido legalizar a substância. Hoje defende apenas a decisão do STF, de só diferenciar usuário de traficante.
A campanha de Guilherme Boulos afirmou que, em momento algum, solicitou ou autorizou alteração na letra do Hino Nacional interpretado na abertura do comício no último sábado, 24, na Zona Sul da cidade.
A produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação de todos os profissionais que trabalharam para a realização da atividade, incluindo a seleção e o convite à intérprete que cantou o Hino Nacional.
CBN