Estudantes de Direito das faculdades Anhanguera e Fasipe da cidade de Sorriso visitaram nesta segunda-feira (06/05) as dependências da sede do Poder Judiciário de Mato Grosso. Alunos do primeiro ao décimo semestre puderam acompanhar de perto como a Justiça Estadual funciona através do projeto Nosso Judiciário, uma iniciativa que tem como objetivo promover a aproximação da instituição aos demais setores da sociedade.
Durante toda a tarde, os acadêmicos puderam vivenciar na prática o judiciário mato-grossense. No início da visita, eles foram recepcionados no hall de entrada do Tribunal de Justiça e conheceram a galeria dos presidentes, depois foram encaminhados para uma sessão híbrida de julgamento da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo presidida pela desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos. Em seguida, todos seguiram até o Espaço Memória e tiveram acesso a documentos, móveis, vestimentas e outros itens históricos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
No local, eles receberam a visita da vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, e de seus juízes auxiliares, Paulo Márcio de Carvalho e Gerardo Humberto Alves Silva Júnior. Todos compartilharam suas experiências enquanto estudantes e magistrados e também aconselharam os acadêmicos sobre os caminhos que podem ser percorridos profissionalmente quando se é uma pessoa engajada e comprometida.
“Para mim é uma honra poder dividir com os jovens que estão buscando o Direito como missão e profissão a minha experiência. Isso me faz mais forte, me engrandece e me permite continuar. O projeto Nosso Judiciário acolhe os acadêmicos é uma experiência inovadora. Todas as pessoas envolvidas estão de parabéns porque muitas vidas estão sendo modificadas a partir da visita e da experiência vividas aqui dentro do Espaço Memória”, disse a desembargadora.
A professora Juliane Julião leciona nas duas faculdades e ficou muito feliz com a oportunidade de proporcionar essa experiência aos estudantes da cidade de Sorriso.
“Este projeto não só aproxima o aluno do ambiente de trabalho que ele vai frequentar, mas também gera ânimo e gás para que eles possam dar continuidade no curso, já que nós sabemos que há muitas coisas que podem dificultar a permanência no curso. E, ter este momento de troca com a desembargadora é muito bom, pois ela pôde tirar dúvidas dos estudantes e expôs de maneira clara muitos pontos que geram medo e insegurança. Ela trouxe um caminho de clareza que, com certeza, vai incentivar todos eles”, explicou a professora.
O estudante Pablo Borges Teixeira, do 3º semestre da Faculdade Anhanguera saiu transformado da visita. “É muito incentivador ver o quanto o Direito vem evoluindo. Nós podemos observar a história através dos documentos históricos, mas sempre vendo o futuro. Acompanhar de perto uma sessão de julgamento e ter a vivência de que os desembargadores são acessíveis e nos incentivam muito a continuar trilhando o caminho jurídico”, concluiu o estudante.
Laura Meireles/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br