DestaqueJustiçaPolítica

Sorriso: Acácio Ambrosini deve assumir vaga de Deputado Federal em decisão do STF

A ADI 7263, votada inicialmente em abril pelo agora aposentado ministro Ricardo Lewandowski, busca uma nova interpretação na distribuição das vagas remanescentes da eleição para a Câmara dos Deputados, seguindo os critérios do sistema proporcional. O julgamento, suspenso em agosto do ano passado após um pedido de vista do ministro André Mendonça, retomou na última quarta-feira (21), mas enfrentou um novo adiamento devido ao pedido de vista do ministro Nunes Marques.

𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆

Caso o STF decida favoravelmente à ADI, os deputados federais Coronel Assis (União Brasil), Coronel Fernanda (PL) e Amália Barros (PL) correm o risco de perder seus mandatos. Por outro lado, os ex-deputados federais Rosa Neide (PT) e Leonardo Albuquerque (Republicanos) teriam a oportunidade de reassumir seus postos na Câmara. Ademais, Neuma Moraes (PSB), primeira-dama de Rondonópolis, também garantiria uma vaga.

Com Leonardo Albuquerque assumindo o Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília e optando por se licenciar de sua cadeira na Câmara, Acacio Ambrosini, como primeiro suplente do partido Republicanos em Mato Grosso, está posicionado para ocupar a vaga durante o período de licença.

Essa possível ascensão de Ambrosini tem um significado especial para a cidade de Sorriso/MT, que poderia ver um de seus representantes retomando um espaço na Câmara Federal. A decisão do STF é aguardada com expectativa, pois pode não apenas alterar a composição da representação de Mato Grosso no Congresso Nacional, mas também ressaltar a importância dos critérios de distribuição proporcional de vagas em futuras eleições.

Nortão MT

Faça sua denúncia, envie através de nosso WhatsApp, Fotos, Vídeos. Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017. +55 66 99982-8122.

Postagens Relacionadas