JustiçaPolícia

Com 46 casos, taxa de feminicídio em MT é 90% superior à média brasileira, diz Ministério da Justiça; 5 em Sorriso

Mato Grosso tem a maior taxa de feminicídio do Brasil, segundo o painel divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) referente ao ano de 2023.

O levantamento aponta que o índice desse tipo de crime no estado, para cada grupo de 100 mil habitantes, é de 1,26, enquanto a taxa média nacional é de 0,66 para o mesmo grupo de 100 mil habitantes. Isso significa que a taxa regional é 90.9% maior que a média de todo o País.

𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆

No ano passado, foram registrados 46 casos de feminicídio em Mato Grosso, que tem população de 3,6 milhões de pessoas. Thays Machado, Cristiane Tirloni, Eduarda Alexandra Dutra, Emily Bispo, Joicemara Baltazar de Moraes e Cleci Calvi Cardoso, são seis desse total de feminicídio, em 2023. 

Os dados são compilados a partir das informações entregues pelos próprios estados e Distrito Federal ao MJSP.

Entre as cidades mato-grossenses, Cuiabá e Sorriso aparecem com cinco feminicídios cada. Um deles chamou atenção nacional, que foi a chacina envolvendo mãe e filhas, em Sorriso. Elas foram estupradas e mortas a  facadas.

Sinop surge com três casos, seguida de Cotriguaçu, Juína e Querência, todas com dois registros em 2023.

Outros no ranking

Com população ainda menor (1,6 milhão de pessoas),  Tocantins vem logo em seguida de Mato Grosso, apresentando taxa de 1,10 feminicídios por 100 mil habitantes. Mato Grosso do Sul surge em terceiro, com taxa de 1,07 e o Distrito Federal, em quarto, com taxa de 1,04.

Para se ter uma comparação, enquanto MT teve 46 feminicídios registrados em 2023, essas regiões tiveram, respectivamente, 18,31, 33 casos registrados.

Em todo o Brasil, foram registrados 1.422 casos de feminicídio, cerca de 4 por dia.

Repórter MT

Faça sua denúncia, envie através de nosso WhatsApp, Fotos, Vídeos. Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017. +55 66 99982-8122.

Postagens Relacionadas