DestaquePolítica

Riva diz que tem dúvidas se criação de Boa Esperança do Norte foi correta; BEN esperou 23 anos para se tornar município

Vinte e três anos depois da lei estadual, enfim, foi oficializada emancipação do 142º município de Mato Grosso, Boa A decisão do Pleno Supremo Tribunal Federal (STF) neste mês encera uma batalha judicial de mais duas décadas.

Desde a lei apresentada pelo ex-deputado Nico Baracat (falecido) e sua aprovação e sanção pelo ex-governador Dante Martins de Oliveira (falecido) no dia 29 de abril de 2000, o distrito mudou muito.

𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆

Boa Esperança do Norte foi desmembrado dos municípios de Sorriso e Nova Ubiratã . “Nós respeitamos o plebiscito feito naquela época que pedia a emancipação da região, e por isso votamos e aprovamos”, conta o ex-deputado José Geral Riva, que presidiu o Parlamento estadual na época.

“Boa Esperança do Norte foi o único município que não deu certo naquele período que criamos várias cidades. Foi uma decisão judicial. E eu tenho dúvidas até hoje se a criação foi correta. Porque eu ainda acho que afeta o município-mãe”, diz Riva ao lembrar da votação.

“Mas como eu disse, o deputado apresentou, tinha um estudo prévio e a população desejava isso. Depois do plebiscito, não tinha como ser contra”, completa.

Apesar disso, Riva acredita ainda que a Comissão da Assembleia deveria atualizar o estudo da cidade para ver como ficará o município que perdeu o território.

A 142 Cidade

Se naquela época havia dúvidas ainda quanto à autonomia da região, hoje a cidade já possui cerca de 10 mil habitantes e conta com uma infraestrutura semelhante a muitas cidades mato-grossenses.

Boa Esperança do Norte ficará a 140 km de distância de Sorriso e terá uma área de 450 mil hectares, sendo que 380 mil de área pertencia à Nova Ubiratã e 90 mil de Sorriso.

Nova Ubiratã sempre foi contra a criação da cidade, porque perde 80% de seu território e Sorriso apenas 20%. Atualmente a nova cidade é comandada pelo subprefeito Itamar Porto, que deverá organizar a cidade até que assuma o novo prefeito a partir de janeiro de 2025.

Empacado na Justiça

Se à época Boa Esperança tivesse iniciado suas atividades econômicas, sem sombra de dúvidas hoje estaria se destacando entre os 20 municípios mais produtivos e economicamente viáveis de Mato Grosso, por estar inserido no Médio Norte, sendo essa região reconhecida mundialmente por ser a força motriz que alimenta o mundo, através do agronegócio, cita os defensores do novo município.

GAZETA DIGITAL

Faça sua denúncia, envie através de nosso WhatsApp, Fotos, Vídeos. Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017. +55 66 99982-8122.

Postagens Relacionadas