Sorriso: Defensoria Pública inaugura novo Núcleo e reforça atendimento no interior de MT

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso inaugurou o novo Núcleo do órgão em Sorriso, entregando à população um espaço físico amplo, moderno, acolhedor e adaptado para crianças, idosos e pessoas com deficiência. A 11ª unidade inaugurada em 2025 faz parte do programa de expansão estrutural e territorial da instituição, que vem consolidando sua presença em todas as regiões do estado com o objetivo de ampliar o acesso da população vulnerável aos serviços profissionais de assistência administrativa e jurídica.

 

Com população estimada em 124.665 pessoas para 2025, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sorriso registra um crescimento econômico, urbano e demográfico acelerados. E com ele, cresceu também o número de cidadãos em situação de vulnerabilidade social. A defensora pública-geral, Luziane Castro, destacou que cerca de 30% dos habitantes da comarca encontram-se nessa condição, reforçando a necessidade de uma estrutura mais completa e preparada para atender as diversas carências da comunidade.

 

“Sorriso é um município que vem crescendo a olhos nus, que cresceu muito nos últimos anos e, na mesma proporção, temos aqui o crescimento da população vulnerável, que hoje é calculada em torno de 30% da população local. Então era muito importante que a Defensoria Pública oferecesse o melhor espaço, um espaço amplo, moderno e acolhedor para receber essa população”, afirmou Luziane.

 

Ela também destacou a evolução no número de atendimentos, mais de 12 mil registros até outubro de 2025, número significativamente superior ao contabilizado no mesmo período do ano anterior. “Isso prova que um espaço mais adequado para a população era mais que necessário. E o que a Defensoria fez, dentro do seu projeto de expansão, foi, por meio de um esforço muito grande, pintar Mato Grosso de verde”, completou.

 

O novo Núcleo conta com localização estratégica, estrutura ampliada e ambientes projetados para garantir privacidade, conforto e atendimento humanizado. Para o coordenador da unidade, defensor público Thiago Morato, a inauguração simboliza mais que a entrega de um imóvel, ela representa respeito e dignidade à população.

“Quando se fala de Núcleo novo, não é de espaço físico apenas que estamos falando, mas de dignidade que a população precisa. A Defensoria atende pessoas vulneráveis, que necessitam não só de assistência jurídica, mas muitas vezes de acolhimento emocional e de acesso a diversas políticas públicas”, ressaltou.

 

Ele também observou o impacto imediato da nova estrutura. “Com a instalação do novo Núcleo, melhor localizado, também tivemos uma crescente procura por nossos serviços, usados principalmente por pessoas que migram de vários estados do Brasil para cá.”

 

Sorriso apresenta indicadores socioeconômicos tais como salário médio de 2,2 salários mínimos entre trabalhadores formais, segundo dados de 2023 do IBGE e desafios sociais compatíveis com seu ritmo intenso de expansão. O novo Núcleo da Defensoria foi planejado para fortalecer o atendimento daqueles que mais precisam, garantindo orientação jurídica, mediação de conflitos, defesa de direitos e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Espaço físico – O novo Núcleo da Defensoria Pública em Sorriso, está instalado em imóvel locado, totalmente reformado, em área de 583 m², com planejamento para oferecer funcionalidade, conforto e acessibilidade aos cidadãos. A unidade dispõe de recepção, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, Espaço Criança, duas salas de conciliação, sala de atendimento inicial, sete gabinetes, sete salas de assessoria e copa.

 

A obra de adequação promoveu melhorias estruturais, instalou nova rede lógica de dados e comunicação, substituiu toda rede elétrica, implantou sistema de climatização, instalou comunicação visual, novas portas e visores. O Núcleo está na Rua Mato Grosso, nº 2253, esquina com Nelson Gonçalves, Centro.

 

Além da defensora pública-geral, estiveram presentes a segunda subdefensora pública-geral, Maria Cecília da Cunha, o ouvidor-geral externo do órgão, Getúlio Pedroso, os defensores públicos Ubirajara de Lucca, Paulo Gonçalves, outros que atuam na núcleo, autoridades e população.

Compartilhe esta notícia